Ação especial de prevenção à ‘Queimadura na Infância’ movimentará praça Cel. Bertaso no sábado

Ação especial de prevenção à ‘Queimadura na Infância’ movimentará praça Cel. Bertaso no sábado

Para alertar sobre os riscos e informar sobre como prevenir queimaduras, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) lançou a campanha “Junho Laranja”.

Neste sábado, 25 de junho, o Hospital Regional do Oeste e o Hospital da Criança Augusta Müller Bonher (HRO e HC – ALVF), em parceria com diversas instituições locais realizam uma ação especial na Praça Cel. Bertaso.

A idéia de focar na prevenção. Participam o HC (prevenção de acidentes em queimaduras na infância); Defesa Civil (demonstração com extintor); Residência – Enfermagem Urgência e Emergência (abordagem de curativos, produtos que não deverão ser utilizados em queimaduras); Polícia Militar, SAMU, SAER (Equipe no local com orientações sobre os atendimentos cotidianos e distribuição de brindes para as crianças); SENAC (distribuição de material com orientações PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS e simulação de ACIDENTES DOMÉSTICOS (com água, leite e óleo quente, panela e fogão) – o que fazer? E pintura para crianças com tinta guache lápis de cor).

Todas as ações serão realizadas durante o dia, das 8 às 16 horas, com a temática “Queimadura na Infância”.

Além das diversas instituições envolvidadas na programação, a campanha tem o apoio da Fraternidade Shriners International Entidade Mundial sem fins lucrativos com foco em Saúde Infantil (0 a 18 anos) baseado em quatro pilares (Queimadura, Labio Leporino, Médula e Ortopedia).

Qualquer criança que apresente uma das características acima está apta a receber apoio dos Shriners, desde um simples apoio local até o tratamento completo em dos 22 Hospitais espalhados pelo mundo. Em SC desenvolve parceria com as instituições no sentido de treinar profissionais e acadêmicos para localmente prover assistência. Em 2019, por exemplo, foi capacitada uma equipe de dentistas em Chapecó para atender crianças fissuradas.

  • COMPARTILHAR