Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) aprova contas e nomeia novos integrantes

Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) aprova contas e nomeia novos integrantes

Duas assembleias, uma Ordinária e outra Extraordinária, realizadas pela Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), em Abril, contaram com importantes decisões. Além da aprovação unânime da Prestação de Contas, do Balanço Patrimonial e dos demonstrativos das mutações do patrimônio líquido do exercício de 2022, a ALVF nomeou novos integrantes para o quadro de associados e aprovou alteração estatutária.

Confira: >>> Demonstrações Contábeis de 2002.

Foram aprovados pelo Conselho de Administração os seguintes candidatos: Mário Miranda, indicado pela Associação Beneficente Silêncio de Elêusis; Marcelo Zolet, indicado pela Sociedade Amigos de Chapecó (SACH), Silvana Muraro Wildner, indicada pela UNOCHAPECÓ, e Darci Bernardo Zatti, indicado pela Loja Maçônica 25 de Agosto.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração, Ingon Luiz Rodrigues, as indicações cumpriram os requisitos estatutários formais, conforme previsto no artigo 7 do Estatuto Social da entidade.

Também foi votada e aprovada a alteração do Art 15 da 7ª alteração do Estatuto Social da ALVF – especificamente a alínea “a” do parágrafo primeiro do artigo 15 (quinze). A nova redação determina que a Assembleia com o propósito de apreciar o relatório anual da Diretora, bem como discutir e homologar as contas e o balanço apreciado pelo Conselho Fiscal deverá ser realizada obrigatoriamente até o último dia do mês de Abril de cada ano.

Outro assunto tratado na Assembleia foi a realização de convênio com o Hospital Regional do Oeste (HRO). O Presidente da Diretoria Executiva, Reinaldo Fernandes Lopes, fez explanação sobre as tratativas com o Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) relativos ao reajuste de valores do convênio firmado entre a ALVF e a SES para gestão do HRO.

Lopes lembrou que os apontamentos feitos no relatório emitido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE- SC) de 2022 serão observados pela SES. Com base nessa orientação, a secretaria solicitou novos levantamentos de indicadores para posterior reunião com os Dirigentes ALVF-HRO e novas tratativas e a possibilidade de firmar-se novo convênio com reajuste de valores.

A ALVF está solicitando reajuste do Convênio na ordem de 7 milhões mensais, porém a Secretária Carmen Zanotto já informou ser improvável que o reajuste atinja este montante. Mas que vai estudar o que pode ser feito a partir dos relatórios com as informações e indicadores solicitados em reunião da Direção e Diretoria ALVF-HRO com a Secretária Carmen Zanotto, realizada em 24 de abril.

Sobre o Hospital da Criança Augusta Muller Bohner (HC), o presidente da Diretoria Executiva explicou que após várias reuniões com a Prefeitura Municipal de Chapecó e a Secretaria Municipal de Saúde foi formalizada notificação à Secretaria e à FUNDESTE, informando que não há interesse em dar continuidade no convênio de gestão a partir dos valores que atualmente são repassados.

A Prefeitura de Chapecó já se manifestou que não irá fazer reajuste de valores de seu convênio, bem como, que o financiamento do Hospital da Criança nos quantitativos necessários deveriam ser custeados pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

O presidente da Diretoria Executiva disse ainda que a Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto está acompanhando as tratativas e que ela se comprometeu em buscar compor uma alternativa viável para a continuidade da prestação de serviços junto ao Hospital da Criança Augusta Muller Bohner. O Prefeito João Rodrigues, diante da notificação judicial recebida, manifestou-se no sentido de que findo o contrato de gestão com a ALVF se encerrarão as atividades hospitalares junto ao HC, e os pacientes que procurarem atendimento naquela Unidade serão encaminhados para o Hospital Regional do Oeste.

Sobre o assunto, ainda fizeram uso da palavra o Assessor Jurídico Dr. Paulo Gilberto Zandavalli Winckler e o Diretor Geral do HRO – Sérgio Thomazoni, que também estiveram presentes em reunião com o Prefeito João Rodrigues acerca do assunto, pontuando alguns aspectos destas tratativas realizadas, assim como os Associados Celestino Scatolin, Mauro Damo, Vilmar Luiz Mattiello e Ingon Luiz Rodrigues.

A contadora Patrícia Angela Gollin fez a apresentação das planilhas de prestação de contas e os relatórios anuais, bem como, o balanço patrimonial da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira do ano de 2022, do fluxo de caixa e suas variações, itens de receitas e despesas.

O Diretor Geral do Hospital Regional do Oeste (HRO-ALVF), Sérgio Thomazoni, fez apontamentos dos dados de evolução do atendimento de convênios e particulares, como registro de um discreto aumento. Porém, destacou que é um processo longo, mas que estão trabalhando para melhorar esses indicadores.

Os associados presentes também tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e considerações acerca dos dados apresentados. Todos os questionamentos foram esclarecidos e amplamente debatidos pelos presentes.

Ao final das Assembléias, o Presidente do Conselho de Administração agradeceu a presença de todos e reforçou o compromisso da ALVF em manter a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos financeiros da instituição. A aprovação da prestação de contas e dos relatórios anuais é uma demonstração clara disso. A nomeação dos novos integrantes para o quadro de associados e as discussões sobre convênios e reajustes são fundamentais para garantir a continuidade das atividades da entidade.

Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) é uma instituição que presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) e administra três unidades de saúde. O Hospital Regional do Oeste (HRO) é uma referência em alta complexidade para a região oeste de Santa Catarina. As outras duas unidades administradas pela entidade são o Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS), localizado na cidade de Coronel Freitas – SC e o Hospital da Criança Augusta Müller Bohner (HC), na cidade de Chapecó – SC.

  • COMPARTILHAR