Curso de formação de auditores do Sistema Manchester no HRO e HC

Curso de formação de auditores do Sistema Manchester no HRO e HC

As urgências são confrontadas diariamente com um grande número de doentes que apresentam uma vasta gama de problemas. A sobrecarga de trabalho dos serviços é inconstante e depende sempre do número de doentes que neles se socorrem e do estado que apresentam.

É absolutamente essencial que exista um sistema de classificação de risco implementado, para assegurar que estes doentes sejam observados por ordem de necessidade e não de chegada. Pensando neste pressuposto, o Hospital Regional do Oeste, desde julho de 2014, vem trabalhando com o sistema de classificação de risco de Manchester.
00037
O Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR)foi constituído no pressuposto de manutenção do padrão internacional para garantir que este sistema se mantenha seguro não só para o cidadão, mas também para o profissional de saúde que o utiliza, além de contribuir para seu desenvolvimento nas discussões internacionais.

A consolidação de um método sólido de auditoria é essencial para a continuidade de qualquer metodologia normalizada, uma vez que tem de ser demonstrada a possibilidade de reproduzi-la entre profissionais, serviço de saúde.
A auditoria define-se pela análise sistemática e independente com o objetivo de determinar se as atividades e resultados relativos ao Sistema de classificação de risco Manchester satisfazem os requisitos previamente estabelecidos e se estes estão efetivamente implementados.
O Sistema de Classificação de Risco de Manchester, tal como preconizado, tem inerente à sua aplicação dois processos de Auditoria: Interna e Externa, que visam a determinar se as atividades e resultados do sistema cumprem os requisito.

Para ser reconhecido como auditor interno do Manchester, o profissional da Instituição, precisa ter realizado o curso de Classificador de Risco de Manchester, bem como ter sido aprovado nesta primeira etapa, na segunda etapa, para definição de um Auditor Interno, o Profissional de saúde qualificado, indicado pelo Hospital, formado e reconhecido pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco e nomeado pela direção do Hospital para efetuar auditorias internas no hospital, onde exerce suas funções.

Desta forma entre os dias 13 e 15 de janeiro, ocorreu no HRO e HC, a primeira visita de auditores externos (Enf. Paula T. B. Rocha e Gabriela Fontoura, ambas de Belo Horizonte – MG) bem como a finalização da segunda etapa, com a formação profissional auditores internos dessas duas instituições, respeitando as normas do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco Manchester.
=============================

por: Jussara dos S. Valentini, Coordenadora Educação Permanente do HRO

00038

00040

00039

  • COMPARTILHAR