HRO e HC mantém ciclo de eventos visando reciclagem de conhecimentos

HRO e HC mantém ciclo de eventos visando reciclagem de conhecimentos

Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (AHLVF), entidade filantrópica que administra o Hospital Regional do Oeste (HRO Chapecó), Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS Coronel Freitas) e Hospital da Criança (HC Chapecó), mantém estratégias e programas que visam segurança e bem estar dos pacientes. Para tanto promove e disponibiliza ao quadro profissional ciclos, oficinas e atividades que possibilitam constantemente atualizar práticas e rotinas hospitalares voltadas a esse fim.

De acordo com a enfermeira Jussara dos Santos Valentini, que atua Setor de Educação Continuada e Educação Permanente da AHLVF, a instituição hospitalar desenvolve e disponibiliza constantemente ao quadro funcional, possibilidades de reciclagem e atualização do conhecimento voltado à sua prática. “Nós profissionais trabalhamos com dedicação e afinco com objetivo de manter e aprimorar a qualidade da assistência prestada. Trabalhamos com equipe multiprofissional, o que propicia troca de experiências, gerando crescimento grandioso com benefício direto para clientes, profissionais e instituição”, avalia enfermeira Jussara.

Através do Centro de Estudos junto ao HRO, ações e programas instituídos pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, entidade filantrópica que administra o HRO e o HC, tem como base atender na prática determinações da portaria do Ministério da Saúde, número 529/2013 (documento anexo). A referida portaria instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), a segurança do paciente é definida basicamente como redução do risco de danos desnecessários associados à atenção à saúde, até um mínimo aceitável, pois, considerando-se a complexidade de procedimentos e tratamentos, o potencial para o dano é real. O cuidado seguro resulta tanto de ações corretas dos profissionais de saúde, como de processos e sistemas adequados nas instituições e serviços, assim como de políticas governamentais regulatórias, exigindo um esforço coordenado e permanente da equipe multiprofissional.

Entre as diversas atividades e ações voltadas ao PNSP, foi a palestra que ocorreu sobre segurança do paciente. Ministrada para os profissionais do HRO, HNSS e HC, o evento reuniu equipes dos três turnos de trabalho, possibilitando acesso às informações e a novos conhecimentos. Quem ministrou a palestra foi a consultora técnica hospitalar, Eliana Machado, pós graduada MBA em Gestão de Negócios (Senac/São Paulo), especialista em UTI Pediátrica e Neonatal pela USP. Eliana é enfermeira há 10 anos, atuando na UTI Pediátrica do Hospital Universitário da USP. A palestrante tem larga experiência assistencial e gerencial, tanto em hospitais públicos como privados.

  • COMPARTILHAR