Semana da enfermagem aborda cuidados com cuidador

Semana da enfermagem aborda cuidados com cuidador

Extensa programação contempla a Semana da Enfermagem no Hospital da Criança (HC) em Chapecó. Com participação de profissionais das áreas de enfermagem, medicina, administração, farmácia, nutrição, além de integrantes da entidade beneficente Formigas do Bem, o evento tem como foco cuidados não só com pacientes, mas também com profissionais que atuam no meio hospitalar.

A Abertura contou com recepção da coordenadora de enfermagem do HC, especialista em terapia intensiva Francieli Cecconello, Marcos Neres administrador do HC, Leandro Trevisan médico cirurgião pediatra e diretor Clínico do HC, Hugo Noal médico infectologista no HC e HRO, bem como do coordenador do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), enfermeiro Paulo Cesar da Silva.

Durante abertura da Semana da Enfermagem, Rogério Getúlio Delatorre que é vice presidente da diretoria executiva da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, entidade filantrópica que administra o HC, reafirmou que os profissionais da instituição são incentivados à constante evolução através da valorização, disponibilização e acesso a novos conhecimentos. “Hoje é dia da enfermagem, cujos profissionais tem diuturnamente nosso aplauso e respeito”, disse o dirigente.

Entre os diversos temas abordados na programação, está “A finitude das crianças: Amenizando a dor do cuidador”, ministrado pela professora doutora em Gerontologia Biomédica, Leoni Zenevicz, titular da Universidade Federal Fronteira Sul (UFSS). De acordo com a palestrante, os humanos, essência como tal, já o são por natureza, ascendem a necessidade de evolução da espiritualidade. Doutora em gerontologia biomédica, Zenevicz defende que as pessoas devem cuidar de seu ser respeitar os demais em suas diferenças. “O cuidado é, na verdade, o suporte real da criatividade, da liberdade e da inteligência”, aponta professora da UFFS.

A programação da semana da enfermagem no Hospital da Criança em Chapecó prossegue até a próxima sexta-feira contemplando, contemplando inúmeras atividades.

  • COMPARTILHAR