Semana Nacional de Humanização envolve comunidade hospitalar

Semana Nacional de Humanização envolve comunidade hospitalar

Nesta semana ocorre em todo Brasil a Semana Nacional de Humanização. Em Chapecó a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, entidade filantrópica que administra o Hospital Regional do Oeste (HRO e, Hospital da Criança (HC) desenvolve programação de atividades.

Neste sentido em comemoração a Semana Nacional de Humanização que acontece de 7 a 11 de abril de 2014, a Comissão de Humanização do HRO e HC tem como proposta construir discussões sobre Humanização na Saúde. Para tanto estão envolvidos gestores, colaboradores, pesquisadores e estudantes da área da saúde. O programa de mobilização nacional da Política de Humanização foi implantado pelo Ministério da Saúde, através da Rede HumanizaSUS – Rede de colaboração para a humanização da gestão e da atenção no SUS, da qual o Hospital Regional do Oeste e, Hospital da Criança, de Chapecó estão integrados.

Abertura oficial foi na última segunda-feira 07, quando estiveram presente associados da AHLVF, membros da diretoria e conselho, além de colaboradores e imprensa. A palestra de abertura fora ministrada pelo empresário chapecoense Nelson Akimoto que abordou o tema: “A influência de nossos pensamentos na nossa vida”. Akimoto, ao encerrar o evento deixou um questionamento para reflexão como bases para conduta do ser humano: “Une ao esforço a inteligência, e você trabalhará menos e fará mais”.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Humanização do HRO e HC, psicóloga Edione Cristina Vial, objetivo do programa tem como meta oferecer assistência à saúde com qualidade. “Temos à frente o compromisso com interesses sociais, buscando firmar e ampliar ainda mais nas unidades administradas pela entidade filantrópica, a condição de referência em serviços de alta complexidade para grande região Oeste Catarinense”, confirma a coordenadora.

Também o presidente da diretoria executiva da AHLVF, Severino Teixeira da Silva Filho, afirma que através destas ações está sendo reforçado comprometimento com a população, quando se propõem a qualificar os serviços prestados através da formação de seus colaboradores.

A programação que prossegue até sexta-feira, dia 11 de abril, está assim composta por palestras com os temas: “O Cuidado do Cuidador”, que trata sobre o cuidado de pessoal/individual, desenvolvido através de práticas cotidianas e a busca pela felicidade na vida pessoal e no trabalho. Outros temas são: O sentido da vida e o trabalho em saúde o significado do cuidado humano; Espiritualidade na vida e no trabalho; Vivências de cuidado de si; O pensamento e a influência na vida dos seres humanos; e, Doutores Risonhos com intervenções relacionadas à humanização, com o intuito de apoiar o auto-cuidado e a promoção de saúde no trabalho.

“Procuramos oferecer o máximo de atenção aos nossos colaboradores e clientes com um atendimento de qualidade e humanizado. Em 2012 e 2013 foram oferecidos seis temas de capacitação com o objetivo de melhorar auto-estima, motivação, e, relações no trabalho. O objetivo é promover a saúde do colaborador por meio de encontros para fomentar práticas saudáveis de cuidados de si e no ambiente do trabalho hospitalar”, salientou a psicóloga e coordenadora nas duas unidades hospitalares, HRO e HC, psicóloga Edione Cristina Vial. A programação acontece nas dependências do Centro de Estudos do Hospital Regional do Oeste.

  • COMPARTILHAR