Simpósio de Prevenção de Acidentes e Violência na Infância

Simpósio de Prevenção de Acidentes e Violência na Infância

O II Simpósio de Prevenção de Acidentes e Violência na Infância é um projeto do Hospital da Criança de Chapecó, com apoio do Hospital Regional do Oeste, Unochapecó, Pró-Saúde Unochapecó, Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina, Hospital Nossa Senhora da Saúde de Coronel Freitas, e Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira.

Assunto: II Simpósio de Prevenção de Acidentes e Violência na Infância;
Data: 08/10/2014;
Hora: das 08 às 17 horas;
Local: Centro de Eventos de Chapecó (Sala Agostinho Duarte);

Serão abordados no evento dados dos últimos 12 meses que apontam situações em que crianças atendidas no Hospital da Criança de Chapecó, vítimas de diversos tipos de acidentes ou violência. Também serão abordados cuidados e medidas a serem tomadas para redução de acidentes e violência contra crianças.

De acordo com a coordenadora do projeto, enfermeira do HC, Francieli Seconello, o II Simpósio de Prevenção de Acidentes e Violência na Infância, o II Simpósio tem por base levantamento do corpo de enfermagem do Hospital da Criança, cujas informações apontam dados preocupantes sobre demandas dessa natureza no Pronto Socorro do HC com crianças vítimas de acidentes e violência de diversas ordens. Entre as questões com maior frequencia estão acidentes domésticos, de trânsito, ingestão de produtos de higiene, ingestão de medicamentos, ferimentos por objetos pontiagudos, ferimentos por queima de água ou fogo, entre outros.

O II Simpósio de Prevenção de Acidentes e Violência na Infância acontecerá nesta quarta-feira 08/10/14, das 08 às 17 horas no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó, junto à sala Agostinho Duarte.

Nesta segunda edição está confirmada participação da organização não governamental com sede em São Paulo, a qual atua em território nacional e internacional, “Criança Segura Safe Kids Brasil”. Alessandra Françoia, que é coordenadora nacional da ONG, também estará ministrando palestra nesta quarta.

Ainda entre os temas a serem abordados estão: apresentados dados estatísticos do Hospital da Criança sobre casos de crianças acometidas por situações sob a ótica do tema do evento; Dados Epidemiológicos em Nível Nacional; Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes (causas sociais e culturais dos acidentes, prevenção de acidentes domésticos e de trânsito); Importância da Prevenção de DST/AIDS na abordagem da violência sexual infantil; entre outros assuntos.

O evento está programado para encerrar com apresentação de uma peça teatral que abordará o tema: “Violência se combate com direitos”, a ser encenada pelo Grupo Cia da Gaia.

  • COMPARTILHAR