Unochapecó realiza formatura de residências médica, multi e uniprofissional

Unochapecó realiza formatura de residências médica, multi e uniprofissional

A Unochapecó, em parceria com a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou na quinta-feira (24/02), a solenidade de formatura de residências médica, multiprofissional e uniprofissional. O evento foi celebrado no Salão Nobre da Universidade.

Receberam o título de especialista os formandos da 10ª turma de residência médica dos programas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria.

Além deles, também celebraram a formatura a 3ª turma multiprofissional em Oncologia, nas especialidades de Enfermagem, Nutrição e Psicologia; e Residência Uniprofissional Urgência e Emergência, na especialidade de Enfermagem.

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, realizada em Instituições de Saúde.

No caso de Chapecó, acontece no Hospital Regional do Oeste e Hospital da Criança, com orientação de médicos especialistas na área escolhida. O programa, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, lembra que, pelo fato da Universidade ser comunitária, faz parte do seu DNA a preocupação com o desenvolvimento regional.

“Enxergamos esses programas como uma possibilidade de qualificar ainda mais a formação médica, para que eles permaneçam em nossa região melhorando a condição de saúde e de vida de toda a população”, acrescenta.

Os programas surgiram em 2012 no Hospital Regional do Oeste, inicialmente através da parceria entre a Associação Hospitalar e a Unochapecó, e a partir de dezembro de 2015, com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul. Possuem duração de dois a três anos e são reconhecidos pelo Conselho Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

“O curso de Medicina que tem programas de residência vinculados e articulados com a Universidade são bem vistos pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde. É uma oportunidade para os estudantes que finalizam seus cursos na Unochapecó terem a chance de continuar seus estudos no espaço que eles já conhecem. Essa é a oportunidade de escolherem, entre tantas especialidades, as que mais tem afinidade”, explica Jacoski.

Já o Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde, com área de Concentração em Oncologia – Uniprofissional e em Urgência e Emergência, acontece sob a forma de ensino de pós-graduação lato sensu. Eles são fruto de uma parceria entre as instituições Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, Universidade Federal da Fronteira Sul, Unochapecó e Udesc, contando ainda, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó.

Para o presidente da Diretoria Executiva da Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), Reinaldo Fernandes Lopes, a união das entidades reflete na qualidade de vida da população.

“Esta parceria entre Unochapecó, UFFS, Udesc e ALVF-HRO, demonstra a união destas entidades para um bem maior, que é a qualidade do ensino profissional, para toda a comunidade de nossa cidade e região de abrangência. Todavia, a experiência clínica demonstra, que para obter-se esta qualidade requer muito esforço de todos nós. Então quero cumprimentar todos os profissionais envolvidos nesta nobre missão, que tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida para a nossa população”, reforça o Presidente da Diretoria Executiva da ALVF.

(Com informações da Assessoria da Unochapecó).

  • COMPARTILHAR